Numa fase inicial qualquer pessoa possui a capacidade de aplicar o Reiki ao próximo. O ritual de iniciação ou de sintonização que corresponde ao grau I, desperta e amplia essa força energética vital. Possibilita que ela flua em maior quantidade pelo corpo do aluno. Os rituais de iniciação no Reiki servem para sintonizar as energias do estudante e permitirem-lhe o acesso a um fluxo contínuo de energia. O Mestre submete cada estudante individualmente a este ritual, usando os símbolos e mantras, ou chamadas vibrações sonoras que representam os símbolos. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de concha, visualizando símbolos secretos entrando no corpo da pessoa. O estudante está habitualmente sentado numa cadeira, com os olhos fechados enquanto o Mestre o inicia em silêncio. A iniciação de Reiki dá-se através da transmissão e colocação de símbolos, na pessoa a ser iniciada.
Agora no meu ponto de vista, é parte fundamental do curso de Reiki são as aulas de apoio e de acompanhamento que devem ser obrigatoriamente feitas após o curso. Essas aulas pretendem a autoconsciencialização e a partilha de experiências em grupo, o que ajuda aos estudantes além de aprenderem a partilhar a energia vital, também a descontraírem e a sentirem-se confortáveis. Aprende-se a fazer uma autocura a todo o corpo, a si próprio e a outros, e tem a oportunidade de praticar o toque e as posições corretas das mãos. O Mestre de Reiki explicará as regras referentes à cura, e à aplicação do Reiki, e ajuda os estudantes a explorar as responsabilidades inerentes à cura.
O verdadeiro mestre de Reiki, não é nenhum ser iluminado, é uma pessoa que iniciou no Reiki, aprendeu e evoluiu, e decidiu ensinar e orientar outras pessoas com o que aprendeu, e continua a aprender com o que ensina aos seus alunos. Um mestre de Reiki, mesmo não sendo um iluminado, é um elemento muito importante no ensino do Reiki, pois, é ele quem sabe direcionar corretamente as energias do Reiki para o corpo dos estudantes. Essas aulas são fundamentais para uma boa compreensão do seu funcionamento. O Reiki é a cura, a luz, o que é puro, e não pode ser alterado na sua essência. Visto assim, o Reiki pode ser aplicado por todos, desde que sejam orientados, ensinados corretamente pelos seus mestres e durante um período adequado para a absorção de todo o conhecimento e prática da aplicação de energias a outros. Só aí é que o aluno passa a poder aplicar aos outros de uma forma consciente. De outra forma não é possível.